sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dinâmicas de Grupo - Núcleo de Gestão do Comportamento e Competências Sociais

Intervenção em Problemas de Comportamento  - Porquê?
 As crianças com problemas de comportamento são consideradas crianças de risco, pois parecem não usufruir das oportunidades de aprendizagem social na relação com os seus pares, sendo frequentemente rejeitadas devido ao seu estilo de relação pessoal que, com o decorrer da escolaridade, faz emergir um padrão persistente de rejeição social que terá maior expressão na pré-adolescência.
Neste sentido, as dificuldades de interacção social apresentadas por estas crianças, proporcionam situações nas quais não conseguem aproveitar as oportunidades de aprendizagem social, por não serem capazes de gerir adequadamente o seu comportamento na relação com os outros, ao nível da percepção de informações sociais (não responsividade a mudanças de atitude ou do ambiente) e ao nível da não inibição de comportamentos inadequados (impulsividade, agressividade).
 Intervenção em Problemas de Comportamento  - Como?
 A interacção entre crianças, a promoção de actividades de cooperação e de dinamização grupal leva a uma maior consciencialização e promoção de competências comportamentais, cognitivas, sociais e afectivas, na medida em que constrói alicerces fundamentais da relação com o meio e com o outro. Desta forma, as actividades para estas crianças necessitam de uma análise sequencial e coordenada, com vista a proporcionar um leque de experiências inovadores e consistentes na promoção do treino assertivo e das competências, à partida desestruturadas.
O facto destas crianças, sentirem-se inseridas e integradas num grupo, dependendo e contribuindo para o seu funcionamento e sucesso, atribui-lhes um sentimento de competência e responsabilidade, promovedor do desenvolvimento pessoal e social adaptativo.

População Alvo:

Crianças dos 5 aos 12 anos que manifestem sinais/queixas de Problemas de Comportamento e/ou Adaptação Social.

Onde?

As sessões decorrem na escola da criança e são programadas de acordo com o horário da criança e a disponibilidade do espaço.







Sem comentários:

Enviar um comentário