quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dinâmicas de Grupo - Núcleo de Dificuldades de Aprendizagem

Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem. Porquê?
Os alunos com dificuldades de aprendizagem, não atingem o seu verdadeiro potencial de aprendizagem, não por terem limitações cognitivas, mas porque não lhe foi facultada a possibilidade de se desenvolver de forma adequada.
Este método apresentado de intervenção terapêutica em grupo para estas crianças, não vem substituir toda a aprendizagem que a criança adquire na sala de aula com professor e colegas. Muito pelo contrário, aqui, pretende-se que a criança adquira novas estratégias de aprendizagem, uma vez que se ministram experiências de aprendizagem adequadas e adaptadas às características do grupo.
É possível que as crianças com este tipo de dificuldades atinjam as capacidades de aprendizagem esperadas para a sua idade, se lhe forem dadas estratégias adequadas para tal.
Este tipo de dinâmica pretende promover concomitantemente as capacidades das crianças em interagirem socialmente, estimulando as suas capacidades de cooperação, entreajuda, diálogo, resolução de problemas, estabelecimento de regras, auto-regulação do comportamento, autonomia e criatividade.
 População Alvo:

Crianças dos 5 aos 12 anos que manifestem sinais/queixas de Dificuldades de Aprendizagem. Neste sentido, o perfil de desenvolvimento, bem como as necessidades de cada criança serão sempre tidas em conta na formação do grupo.

 Onde?

As sessões decorrem na escola da criança e são programadas de acordo com o horário da criança e a disponibilidade do espaço.




Sem comentários:

Enviar um comentário