segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dinâmicas de Grupo - Núcleo de Psicomotricidade Infantil

Psicomotricidade Infantil - Porquê?
 O primeiro objecto percepcionado pela criança é o seu próprio corpo, através das sensações de satisfação e desprazeres, dor, mobilizações, sensações visuais, auditivas, entre outras. Assim, o corpo é utilizado como instrumento e meio de acção, de conhecimento e de relação com os outros (Martins, 2007).
A Psicomotricidade utiliza o corpo em movimento como meio de relação consigo própria – criança -, com o outro – psicomotricista - e com o envolvimento – são considerados o espaço, do tempo e dos objectos e até mesmo os próprios colegas (Martins, 2007).
A Psicomotricidade vai potencializar o desenvolvimento das funções simbólicas; o desenvolvimento de habilidades corporais como o equilíbrio, coordenação, dissociação, orientação espacial e temporal.
O objectivo da prática de Psicomotricidade centra-se na globalidade da criança, tendo em conta quer os aspectos funcionais quer os relacionais.
Vai também potenciar o aumento do potencial físico, intelectual e afectivo das crianças, assim como tenderá a aumentar as capacidades de socialização, de vivencia social da criança.

Tipo de Grupos:

Os grupos são formados de acordo com as dificuldades de cada criança, a idade e a escola a que estas pertencem, sendo também considerada a opinião e interesse dos pais. Assim, podem ser formados grupos de três a seis crianças.

População Alvo:

Crianças dos 2 aos 9 anos, que frequentem o Jardim de Infância ou Escolas de 1º Ciclo, que tenham algum tipo de comprometimento desenvolvimental ou estejam em risco de o desenvolver e também crianças que não se incluam nestes grupos mas que as famílias manifestem interesse como meio de promoção de competências e de Desenvolvimento.

 As sessões decorrem na escola da criança e são programadas de acordo com o horário da criança e a disponibilidade do espaço.





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